Wednesday, 14 September 2016

Exciting new things coming

Hey  Posso agora dizer que mais um dos meus objetivos para 2016 está cumprido, yey! :D
Consegui entrar no ensino superior na minha primeira opção e não poderia estar mais contente! Vou estudar Gestão para o Instituto Politécnico de Leiria e mal posso esperar por começar esta nova etapa da minha vida! Então, hoje trago-vos um post onde partilho um pouco da minha opinião acerca do mundo universitário com vocês.
Se vais agora para a universidade, então este post é para ti!

Desilusões nas colocações: Temos de ser realistas no ato da candidatura. Se achamos que há a possibilidade da nossa média não ser suficiente, temos de estar preparados. Se não entraram na universidade onde queriam também não é o fim do mundo, tenho a certeza que vão acabar por se adaptar e gostar.

Praxes: Eu sei que isto é um assunto muito polémico e também sei que há praxes e praxes, mas hoje em dia, em geral, as praxes são bastante mais controladas. Independentemente de serem contra ou não, tentem experimentar. Acho que não há nada como passar pela experiência, nem que seja durante um dia. Na minha opinião, não faz muito sentido ir já com opiniões anti-praxe formadas, visto que todas as praxes são diferentes de faculdade para faculdade, e até mesmo de curso para curso. Acho que é importante irem com a mente aberta. Em muitos casos, a praxe ajuda-nos a integrar.

Universidades e Politécnicos: Nunca se sintam mal ou tenham vergonha de dizer que andam num politécnico. Eu própria já senti isso mas percebi que não faz sentido nenhum e que não vale mesmo a pena, vão haver sempre essas pessoas que te gozam, julgam ou que te "discriminam" por essa razão, mas a verdade é que essas pessoas só o fazem para se sentir superiores. Todas as universidades, todos os politécnicos, todos os cursos, são diferentes! O que interessa mesmo é sentirem-se bem onde estão, andarem num curso que gostam, e, para além de tudo, aproveitarem todas as oportunidades que estiverem ao vosso alcance!

O que é quero dizer com isto tudo, é que todo o percurso universitário é diferente. Independentemente do curso ou da universidade em que andam, o importante é aproveitarem cada momento, divertirem-se, serem vocês mesmos, abrirem os vossos horizontes, concentrarem-se nos estudos e darem o vosso máximo para obterem os resultados que pretendem! Façam estes anos valer a pena!

Boa sorte para todos os caloiros! Beijinhos, Beatriz 

16 comments:

  1. Em primeiro lugar parabéns por teres entrado naquilo que querias!!! Concordo com tudo o que escreveste, em especial em relação à praxe. Há que experimentar para se decidir se gostamos ou não dela. Aliás, primeiro estranha-se e depois entranha-se!

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ReplyDelete
  2. Força linda! Muita sorte nesta nova fase! Vai correr tudo bem ;) beijo grande cheio de saudades

    ReplyDelete
  3. Parabéns linda! Espero que gostes do IPL é ótimo. Concordo com tudo o que disseste. kiss^^

    Giveaway Back to School | Patsilvarte

    ReplyDelete
  4. Parabéns querida e boa sorte para esta nova etapa :)

    MY KIND OF JOY

    ReplyDelete
  5. Parabéns por teres entrado na tua primeira opção. Espero que gostes do curso. Beijinhos

    ReplyDelete
  6. Os politécnicos em certos cursos são melhores do que as universidades. O facto de envolver uma vertente mais prática e de ainda concluirmos o curso com um estágio é muito benéfico para o nosso futuro profissional. Eu própria estou num politécnico e acho que para o meu curso é excelente!!

    Passa pelo meu blog e deixa as tuas perguntas: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2016/09/q-3-facam-as-vossas-perguntas.html

    Beijinhos

    ReplyDelete
  7. Muitos parabéns, querida! Nada é mais gratificante do que ver o nosso trabalho reconhecido :)
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram

    ReplyDelete
  8. Muitos parabéns por teres entrado!

    Eu adoro praxes, fazes amigos num abrir e fechar de olhos e tens a desculpa para andar aos pulos toda suja durante uma semana. É mesmo uma boa despedida dos tempos de "secundário". Nunca praxei (não tenho mesmo perfil para fazer cara de má), mas sempre andei de roda da caloirada a ver se estavam todos bem. Se por acaso te sentires mal, ou tiveres um fellow companheira a passar um mau bocado, chama um veterano à parte e vais ver que são pessoas completamente diferentes dos monstros que os media fazem passar. É so fantochada para manter a tradição, e para o ano vais estar no lugar deles.

    Quanto aos politécnicos vs universidades... eu vim de um politecnico e só depois de entrar é que me explicaram as diferenças... Sinceramente nunca me senti rebaixada ou até mesmo em desvantagem quando entrei para o mercado de trabalho. Tenta sempre dar o teu melhor e vais ver q o esforço será recompensado.

    (desculpa la o testamento, mas o teu post inspirou-me :P)

    Beijinhos e boa sorte caloira!
    Pink Ivory ɷ

    ReplyDelete
  9. MUITOS PARABÉNS! Eu vou agora para o meu 2º ano e apesar de ser muito duro, vais adorar! ♥
    http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  10. nc vi nem ouvi falar dessa rivalidade entre politecnicos e universidades... sao tds ensinos superiores, eu andei num politecnico, alias no q e considerado o mlhr do pais e n tenho nem nunca tive problemas d dizer q la andei, ok n tenho a msm "fama" do q s andar numa universidade d nome mas i qe? n sou menos q os outros por isso, tirei um curso sou licenciada igual aos outros

    ReplyDelete
  11. Olá Beatriz, tudo bem? :)
    Os meus 14 aninhos não me deixam mentir, eu não vou para a universidade! hahaha No entanto eu fico mesmo, mesmo feliz por ti e quero dar-te os parabéns pela tua entrada nesta nova fase espero que corra tudo muito bem e que faças novas amizades, que te divirtas e estudes muito também!
    Parabéns!
    Beijinho ❤
    Alexandra's World

    *Se quiseres passar no meu blog também, tenho um post novo e ficarei muito grata!

    ReplyDelete
  12. Fico muito feliz por ti! Muitos parabéns! Espero do fundo do coração que tudo corra da melhor maneira possível.
    Não vivo em Portugal, por isso não percebo muito bem a rivalidade entre universidades e politecnicos, mas disseste tudo! Não há que ter vergonha, há que se orgulhar de todas as nossas conquistas, por mais pequenas que elas possam ser.
    Espero que te divirtas, que aprendas muitas coisas novas, e que faças muitos amigos.
    Beijinhos <3

    http://un-faux.pas.com

    ReplyDelete
  13. obrigada pelo comentário <3
    muitos parabéns e desejo-te a maior sorte :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ReplyDelete
  14. Gostei muito das dicas, não que precise pois já andei na universidade há quase 8 anos, mas... achei super úteis para quem vai agora! O meu maior conselho: Não sejam anti-praxe, isso vai-vos estragar.

    Ana C, www.adreamersland.com
    www.facebook.com/adreamersland

    ReplyDelete
  15. Boa sorte querida e parabéns! :)
    Tu a começares e eu a ter acabado este ano!
    Aproveita, pois passa muito rápido!!

    http://glamourandsparkletrends.blogspot.pt/

    ReplyDelete